Friday, April 21, 2006

EUA fazem campanha contra Daniel Ortega

Esta notícia saíu no Jornal Expresso.

"Presidenciais da Nicarágua, em Novembro

EUA fazem campanha contra Daniel Ortega


Os Estados Unidos estão empenhados em promover uma candidatura únida da direita nas eleições presidenciais na Nicarágua, que terão lugar em Novembro, e têm feito reuniões visando impedir uma vitória da esquerda, liderada pelo sandinista Daniel Ortega, antigo presidente do país.
O embaixador dos EUA em Mnágua, Paul Trivelli, reuniu-se segunda e terça-feira com dirigentes do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), do ex-presidente Arnold Alemán (1997-2002), da Aliança para a República (Apre, dissidente do PLC), do actual presidente Abel Pacheco, e da Aliança Liberal Nicaraguense (ALN).
«Discutimos a possibilidade de organizar primárias», declarou o embaixador, referindo-se aos esforços para conseguir nestas eleições o resultado que mais convém aos EUA.
Todavia, Washington faz questão de manter à distância Arnold Alemán, o seu antigo aliado, que está desde Setembro em liberdade condicional depois de ter sido condenado a 20 anos de prisão por branqueamento de capitais e desvio de fundos públicos quando era presidente.
Trivelli propôs «reunir a família democrática através das primárias ou de negociações entre os partidos, para chegar a um acordo», declarou Maria Fernando Flores, mulher de Arnold Alemán.
O PLC designou como candidato às presidenciais o vice-presidente José Rizo, homem de confiança de Alemán.
Na década de 80, os Estados Unidos armaram e financiaram os Contras, milícias empenhadas em derrubar o governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que esteve no poder de 1979 a 1990, data em que a direita reconquistou o poder.
A esquerda apresenta-se dividida na corrida à presidência da Nicarágua, com a FSLN a avançar pela quarta vez como candidato o ex-presidente Daniel Ortega (1979-1990). Um dissidente da FSLN, Herty Lewites, antigo autarca de Manágua e muito popular, é também candidato.


11:36 20 Abril 2006 "

Quem são os Estados Unidos da América para decidir em quem um país soberano tem de votar?
Já o fizeram antes na Nicarágua, no Chile, no Iraque...

E continuam, impunes...

Até quando?...

3 Comments:

Blogger Diogo said...

Já o fizeram em toda a América Central e do Sul. Consideram-no o seu quintal. Mas os regimes hostis a Bush multiplicam-se aceleradamente. O quintal será dentro em pouco um acanhado logradouro.

Um beijo.

7:45 PM  
Blogger José said...

Estão a aplicar a " democracia " claro! Democracia de um governo de maioria que quer à força comandar o mundo... um mundo que pensam ter na mão... simplesmente à custa do poder soberbo que exercem.

Beijinhos

1:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

3:52 PM  

Post a Comment

<< Home