Tuesday, April 25, 2006

25 de Abril

Faz hoje 32 anos.

Para os mais velhos está ainda tão presente que parece ter sido ontem...

Mas não foi.
Para os jovens é algo que, (fazendo já parte da história), é mais uma das matérias que tem de se "empinar" na escola.
Só isso!

Ontem ouvi no telejornal afirmações que me fariam sorrir se não fossem tão reveladoras do perigo que é a não tansmissão de valores tão importantes como a liberdade.
Não que seja anormal.

Lembro-me de ouvir a minha mãe falar da "Grande Guerra", era assim que chamavam à 2ª Guerra Mundial, que tinha acontecido, na altura, também há 30 anos, e de eu a ouvir fascinada, mas imaginando que era algo do tempo "dos reis" (o que significava séculos).

Esta expressão que alguns jovens usam e que tanto choca, por parecer corresponder a profunda ignorância histórica, não passa de uma forma de, nas mentes muito jovens, serem localizados acontecimentos muito, muito antigos .

O que é realmente muito mau é não lhes transmitir o que foi conquistado com o 25 de Abril.

Coisas tão simples como escrever na net tudo o que nos vem à cabeça, seria perfeitamente impossível, no regime fascista.
Esta é outra questão, as palavras. Dizer fascismo, é algo que os ignorantes do seu significado, abominam e tentam transformar numa expressão panfletária (deviam dar-se ao trabalho de estudar um pouco, antes de falar).

Num mundo tão vazio de valores, referências e ideologias, era bom que os mais velhos tivessem consciência do mundo que estão a ajudar a construir ou destruir...

3 Comments:

Blogger Diogo said...

Infelizmente saímos de uma ditadura para cair noutra. Da pobreza salarazenta para a pobreza globalizada do «free market». Nem houve tempo para respirar.

4:59 PM  
Blogger Maria said...

É triste q 32 anos depois tanto e tantos já tenham esquecido.
É triste ouvir dos jovens que nasceram após o 25 de Abril, coisas que nem o definem. Andam ali, de uns conceitos para os outros, e escudam-se atrás de um simples "ainda não demos na escola", quando deveria ser primeiro em casa que dele deveriam ter ouvido falar.
Há sempre uns resistentes. Há sempre quem lembre.
Beijos amiga.

2:28 PM  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Obrigada pela visita e volte sempre. Não esqueceria da data... Não há como...

Beijos!!!
ò,ó

9:04 PM  

Post a Comment

<< Home