Tuesday, May 02, 2006

Canções de Abril

Há dias a Dulce do "Para além de mim", transcreveu um poema de Manuel Alegre, chamado "Liberdade" e eu lembrei-me de o ouvir cantado.
Lembrei-me entretanto que quem o cantou foi João Maria Tudela num disco em que também cantava um poema de Reinaldo Ferreira que eu acho muito bonito.
É engraçado mas, ao contrário de mim, quase ninguém se lembra de o ouvir cantar estas duas canções.

Quero um cavalo de várias cores,
Quero-o depressa que vou partir.
Esperam-me prados com tantas flores,
Que só cavalos de várias cores
Podem servir.

Quero uma sela feita de restos
Dalguma nuvem que ande no céu.
Quero-a evasiva - nimbos e cerros-
Sobre os valados, sobre os aterros,
Que o mundo é meu.

Quero que as rédeas façam prodígios:
Voa, cavalo, galopa mais,
Trepa as camadas do céu sem fundo,
Rumo àquele porto, exterior ao mundo,
Para onde tendem as catedrais.

Deixem que eu parta, agora, já,
Antes que murchem todas as flores.
Tenho a loucura, sei o caminho,
Mas como posso partir sózinho
Sem um cavalo de várias cores?


Do livro "Poemas" de Reinaldo Ferreira, Poema I

3 Comments:

Blogger José said...

“Tenho a loucura, sei o caminho,
Tenho o meu cavalo amarelo,

Deixem que eu parta, agora, já…”

Dentro das nossas liberdades é difícil concretizar certos sonhos, mesmo sendo um cavalo de várias cores ou simplesmente a subida de um patamar na vida.
Do João Tudela lembro-me apenas do Calimanbo.
Beijinhos

9:16 AM  
Blogger BlueShell said...

Gosto!
Passei, com pressa, porque
É Tempo de ir ao encontro do amor…
BShellº0º0ººº0º0º0º0ºº0ºº0º0º0º0º0º0

8:50 PM  
Blogger Diogo said...

«Tenho a loucura, sei o caminho,
Mas como posso partir sózinho»

Não! Não posso partir sózinho. Temos de ir todos. E rapidamente!

9:00 PM  

Post a Comment

<< Home